Exercício físico no verão: dicas e cuidados a ter em conta

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O verão chegou e com as altas temperaturas, com os dias mais longos e naturalmente, com uma exposição do corpo a luz do sol mais prolongada.


Manter-se ativo e saudável durante esta época do ano é para muitos sinónimo de saúde, bem-estar e beleza. Deixamos-te alguns cuidados a ter em conta, relativamente à escolha do tipo de exercício físico, à intensidade, à duração, à frequência e à melhor altura do dia para os executar. Algumas dicas e conselhos para que possas ter a certeza de que vais tirar o máximo proveito do teu treino, sem pôr em risco a tua saúde e bem-estar.

1. Manter a hidratação do corpo

Hidrata-te acima e muito mais além das tuas expectativas! Nesta altura perdemos mais água e eletrólitos do que conseguimos ingerir durante o dia. A sensação de sede durante e/ou após um treino é um sinal de alarme para os riscos consequentes da desidratação.

2. Sabe quando parar

Não é recomendado, muito menos prudente, iniciar ou até intensificar um programa de exercício físico naqueles dias mais quentes. O corpo emite sinais de alerta e que por vezes não damos conta, como por exemplo, sinais de tontura, a pele quente ou vermelha, a visão turva, fadiga extrema, fraqueza, a frequência cardíaca muito elevada ou até vómitos. Estes são sinais evidentes de que deves interromper os treinos.

3. Cuidado com a humidade

Quando há mais água no ar, maior é a humidade e menos água evapora do nosso corpo através da transpiração, durante a prática de exercício físico. O resultado será o comprometimento do sistema de arrefecimento natural do organismo, pondo em risco o seu equilíbrio e o funcionamento dos órgãos e sistemas.

4. Escolha a melhor altura do dia

Planeia as sessões de treino (indoor ou outdoor) para os horários mais frescos – início das manhãs e ao final do dia, onde as temperaturas são mais baixas e a incidência da radiação solar é sempre mais reduzida.

5. Veste-te para a ocasião

Esquece o algodão! Opta sempre por um kit vestuário apropriado para lidar com o calor. Respirável, leve e que absorva a transpiração são as palavras de ordem nesta matéria, sem correr o risco de desenvolver irritações ou erupção cutânea. Não saias de casa sem um par de óculos de sol, chapéu e protetor solar. Bons treinos!

Luiz Santos, Diretor técnico do FIT IT

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