Cinco conselhos para regressar aos treinos após o verão

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O período das férias de verão fez com que muitos perdessem a frequência e a assiduidade dos treinos. Com o regresso, é importante ter em conta alguns cuidados, principalmente para garantir a segurança e uma readaptação do organismo de forma eficaz. Se esta é a tua preocupação, listei alguns conselhos que te vão ajudar neste processo:

1.    Não exageres na intensidade do esforço físico
Talvez pareça um pouco frustrante no início, mas volta à prática com uma intensidade confortável (PSE 2 a 4) *. Nos primeiros dias, treina ligeiramente abaixo do que consideras ser o ideal de esforço. O músculo tem memória, logo vais poder voltar ao ritmo que gostas de treinar. Mas desta forma evitas os riscos de lesões logo nos primeiros dias.

2.    Mantém a frequência e assiduidade

Marca na tua agenda semanal, como se tratasse de um compromisso inadiável, os dias e os horários de treino. Isso ajuda a manter a motivação. Além disso, cuidado para não passares do ponto no excesso de treinos! O corpo precisa de recuperar de uma sessão de treino antes da próxima – se não tiveres em conta o descanso, a dor e o risco de lesão muscular torna-se evidente.

3.    Não te esqueças do aquecimento

Nunca deixes de fazer o aquecimento antes da sessão de treino! Vais reduzir consideravelmente o risco de lesões e incrementar a tua performance.

4.    O sono é fundamental…

O sono assume um papel determinante para a recuperação do organismo e vai influenciar no teu estado de prontidão para um melhor desempenho. A privação do sono é um fator precipitante para a homeostase e por essa razão deve ser mais reparador e de maior duração para quem pratica regularmente exercício físico.

5.    A alimentação também!

O melhor resultado para qualquer programa de exercício físico vai estar intimamente relacionado com uma alimentação equilibrada. As proteínas, os carboidratos, as gorduras saudáveis, as vitaminas e os minerais devem fazer parte do dia a dia da alimentação das crianças, jovens, adultos e dos idosos. Atenção redobrada deve ser dispensada no regresso aos treinos e não te esqueças da água. Bons treinos!

Luiz Santos, diretor técnico do FIT IT

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