Better together: treinar com amigos, porquê?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A prática regular de exercício é fundamental para o bem-estar físico e psicológico para a grande maioria das pessoas. No entanto, na população portuguesa com 15 ou mais anos, verifica-se que 73% é considerada insuficientemente ativa ou até mesmo sedentária.

Para a população adulta esses números são ainda mais assustadores, onde mais de 3/4 não é suficientemente ativa para obter benefícios importantes para a sua saúde.

Uma das principais razões para este facto está relacionada com a falta de motivação para a prática de atividade física. E claro todos nós temos dias em que não nos apetece nem sequer levantar da cama, quanto mais ir ao ginásio, mas isso não pode ser a norma! Enquanto Personal Trainer (PT), várias vezes sou confrontado com pessoas “pouco motivadas” para o exercício, mas o facto de existir um compromisso com alguém faz com que os clientes faltem menos aos treinos.

Ora, se não podes ter PT e não tens motivação para treinar sozinho, o ideal será arranjares um parceiro de treino para te ajudar nos dias mais difíceis. Deixamos-te aqui alguns dos benefícios de treinares com um parceiro e motivos para arranjares uma companhia para o treino!

  1. Consistência. O sentimento de culpa de “abandonares” o teu parceiro de treino obriga-te a criar um compromisso que será mais difícil de quebrar.

  2. Competição saudável. Para além de conseguirem partilhar os exercícios/máquinas, conseguem desafiar a intensidade de treino um do outro, tornando-se em verdadeiros parceiros de treino. Ninguém quer ficar para trás e esta estratégia vai com certeza ajudar-te a alcançar os teus objetivos e, quem sabe, até superar as tuas expectativas.

  3. Segurança. O teu parceiro de treino é o teu spotter, ou seja é alguém que te ajuda na execução dos exercícios de forma a que te consigas desafiar com a garantia de teres alguém ao teu lado para te “agarrar” quando a força faltar, aumentado a sensação de segurança durante o treino.

  4. Novas experiências. Quando treinas com um parceiro, a partilha de experiências anteriores permite “explorar” novas competências físicas e novos desafios para ambos. Para além de tornar o treino mais divertido e desafiante, irás ter cada vez menos razões para desistir.

  5. Mais barato. No FIT IT, por exemplo, temos o serviço de PT Duplo. Desta forma, podes desafiar o teu parceiro para treinos completamente personalizáveis, ao vosso gosto e a despesa, claro, podem dividir pelos dois! E se já és nosso membro, sabe que se conseguires inscrever um parceiro de treino no FIT IT, tens direito a uma mensalidade GRÁTIS! Depois não digas que não te avisámos…

Pedro Luiten, Coordenador de aulas de grupo do FIT IT

Referências: Eurobarometer, S. (2018). Sport and physical activity. Brussels: TNS Opinion & Social.

Conhece todos os artigos do nosso blog
TEMOS TUDO PARA SUPERARES OS TEUS LIMITES