sabes qual é o teu biótipo?

O biótipo é uma classificação que se faz a indivíduos com características de composição corporal, fisiologia e metabolismo semelhante. Porém cada individuo tem as suas características únicas e especificas. Sabes qual é o teu?

1. Endomorfo 
É o biótipo de um indivíduo que tem como características possuir os braços e pernas curtas, a cintura e os quadris são largos, pois têm maior tendência a acumular massa gorda, apesar de conseguirem ganhar massa muscular, porém o seu metabolismo é mais lento. 


Quanto à alimentação e nutrição,  o foco do Endomorfo é a perda da massa gorda e aumento da massa muscular. A alimentação deve ter um consumo calórico inferior ao dispêndio energético. Realizar várias refeições por dia em pequenas quantidades; utilizar os hidratos de carbono complexos e ricos em fibras; consumir proteínas e gorduras de boa qualidade. Insistir no aporte de legumes, vegetais e fruta. O exercício físico deve ser maioritariamente aeróbio para promover a perda de massa gorda e conjugar com a musculação para aumentar a massa muscular e definição.

2. Mesomorfo 
É o biótipo de um individuo que tem como características um aspecto musculado e atlético, com uma caixa torácica maior que o volume abdominal, pois apresenta maior tendência a ganhar músculo do que gordura e têm também o metabolismo acelerado.
 
Quanto à alimentação e nutrição, a meta do Mesomorfo é evitar o aumento da massa gorda ou perde-la e manter ou aumentar a massa muscular. A alimentação deverá ter um aporte calórico equivalente às necessidades diárias se pretender manter o peso ou um pouco menos de calorias se o objectivo for perder massa gorda. Caso pretenda aumentar massa muscular é aumentar no consumo de proteínas e hidratos de carbono complexos e de gorduras saudáveis. Insistir no aporte de legumes, vegetais e fruta. Em relação ao exercício físico criar um circuito entre actividades de musculação e treino aeróbios.
 

3. Ectomorfo 

É o biótipo de alguém que tem como características os braços e pernas finas e longas, contudo o peito, ombros e quadril são estreitos e pouco volumosos. O metabolismo é mais acelerado pelo que a pessoa tem dificuldade em aumentar de peso, tanto em massa muscular como em massa gorda. Quanto à Alimentação e Nutrição: O objectivo do Ectomorfo é aumento de peso através do aumento da massa muscular. 

A alimentação deve ter um foco no consumo de calorias diárias superiores ao que gasta; não deve ficar mais de 2 a 3 horas sem comer; os hidratos de carbono complexos são os melhores aliados seguindo-se da proteína para aumentar a massa muscular; uma boa parte das calorias poderá vir de gorduras vegetais. Insistir no aporte de legumes, vegetais e fruta. Em termos de exercício deve fazer musculação 3 a 4 dias por semana com cargas elevadas mas poucas repetições.

Noélia Arruda, Nutricionista do FIT IT

 
Conhece todos os artigos do nosso blog
TEMOS TUDO PARA SUPERARES OS TEUS LIMITES