Ginástica hipopressiva: do que se trata?
A ginástica hipopressiva é um método desenvolvido na década de 80 pelo belga Marcel Caufriez com o objetivo de poder fortalecer os músculos abdominais e das costas – CORE. Vai atuar como coadjuvante no tratamento de diversas doenças da coluna vertebral, dos sistemas respiratório, gastrointestinal e nervoso. Basicamente consiste em realizar uma expiração máxima e depois ‘sugar’ o abdómen para dentro, suster a respiração e permanecer, durante algum tempo, em contração máxima.
Os principais benefícios do método:
1. “Afinar” a cintura
A ginástica hipopressiva diminui a circunferência abdominal devido à contração isométrica mantida por longos períodos de tempo, realizada durante as aulas. Ao “sugar” os órgãos para dentro, há uma mudança na pressão intra-abdominal e assim, vai fortalecer o músculo reto abdominal, este que é determinante para impedir a diástase abdominal (afastamento do músculo reto abdominal, principalmente durante a gravidez).
2. Alongar os músculos das costas
Os exercícios hipopressivos vão alterar, sistematicamente, a pressão intra-abdominal e fazer a descompressão das vértebras, o que é muito útil para diminuir a dor lombar crónica.
3. Controlo dos esfíncteres
Os exercícios hipopressivos, quando realizados regularmente, vão aumentar a capacidade de contração do períneo, reposicionar a bexiga e atenuar a incontinência urinária, retal e inclusive, do prolapso uterino.
4. Prevenir hérnias
Com a hipopressiva é possível prevenir as hérnias de disco, inguinais e abdominais, com o realinhamento do CORE e a consequente redução da pressão intra-abdominal.
5. Combater os desvios da coluna vertebral
Os exercícios são ótimos para combater os desvios acentuados da coluna vertebral, tais como a hiperlordose, a escoliose e a hipercifose.
6. Melhorar o desempenho sexual
Com um aumento do fluxo de sangue para a região pélvica, temos mais força muscular, mobilidade articular e, desta feita, mais sensibilidade para o prazer.
7. Melhorar a postura e o equilíbrio
O método aprimora a força muscular (local e geral), reduz a tensão dos grupos musculares que estão a atuar em excesso (por desequilíbrio funcional) e vai “ativar” aqueles músculos atrofiados.
Como fazer os exercícios hipopressivos?
Aguarde! Vais poder fazê-los brevemente no FIT IT.