A pneumonia é uma forma de infeção respiratória aguda causada pela presença de bactérias ou vírus no sistema respiratório. A acumulação de mucosa nos alvéolos pulmonares, provocada pela presença destas bactérias, vai afetar as trocas gasosas feitas no sistema respiratório, diminuindo drasticamente a capacidade de esforço do indivíduo.
As causas destas infeções relacionam-se com a falta de nutrição, qualidade do ar (poluição) e hábitos tabágicos. Apesar da pneumonia em si não ser contagiosa, os microrganismos que causam esta doença podem ser transmitidos de uma pessoa para outra, facilitando a instalação da doença nas pessoas com o sistema imunitário enfraquecido, como em idosos, crianças ou imunocomprometidos.
Ora, já há muito tempo que se conhece os benefícios da prática regular de exercício físico e um deles é o reforço do sistema imunitário. Porquê? Porque reforça o aumento de leucócitos na corrente sanguínea. Estas células são a linha da frente na batalha contra diversas doenças, sendo uma delas a pneumonia. Para além disso, a prática de exercício físico vai não só ajudar a “limpar os pulmões”, como também vai induzir num aumento da temperatura corporal que poderá ajudar a prevenir a instalação e desenvolvimento dessas bactérias.
Contudo se a doença se instalou e já tens os sintomas ativos, a prática de exercício físico não é recomendada até validação médica.
Para retornar ao exercício, o programa de treino terá que ser ajustado para não comprometer a saúde do praticante e fatores como a intensidade e duração deverão ser reduzidos em cerca de 50% dos valores originais. É fundamental prestar atenção à resposta do corpo ao esforço físico e se tudo correr como planeado é possível fazer incrementos de 10% semanalmente até chegar à condição física desejável. Ainda, quanto melhor for a condição física do praticante antes de adoecer, mais rápida será a recuperação após a pneumonia.
Portanto agora já sabes, se estás farto de recorrer ao antibiótico todos os anos para recuperar destas doenças sazonais, a prática regular de exercício físico vai ajudar-te a manteres-te mais forte e saudável.
Pedro Luiten, coordenador das aulas de grupo do FIT IT